Cores e mais cores


Cores e mais cores
Poucas coisas chamam tanto nossa atenção como as cores. Afinal, elas resultam da interpretação de nosso cérebro a diferentes radiações de luz. Funciona assim: nossos olhos captam essas radiações, que são absorvidas ou refletidas pelos objetos, e as decifram como cores.
A luz projeta um conjunto de todas elas (como um prisma) sobre o que vemos. A maior parte dessas cores é absorvida pelas superfícies e outra parte, refletida. O que distinguimos, portanto, é a cor refletida.
Ao longo da evolução humana, fomos aprendendo a expressar com cores os nossos sentimentos. Da mesma forma, nosso comportamento também pode ser influenciado pelas tonalidades predominantes em cada ambiente. Esta é uma informação bastante considerada por profissionais como arquitetos e designers de interiores; e da qual você também pode se valer, levando em conta seu gosto pessoal.
Cada cor um sentimento
Claro, as sensações são subjetivas e variam de pessoa para pessoa. Mas as interpretações mais genéricas, amplamente estudadas pela psicologia, costumam funcionar. Veja os principais significados:
Remete a entusiasmo e comunicação. É a cor mais excitante de todas, sinal de paixão, emoção, ou de agressividade e perigo.
Lembra-nos harmonia e confiança, podendo significar também afeto, amizade.
É associada à natureza e ao sentimento de esperança. Remete a saúde, vitalidade e dinheiro. No ambiente, tem efeito tranquilizador.
Relacionada a luz e calor, é estimulante e envolve criatividade, alegria, otimismo e jovialidade.
Tem o senso da vitalidade. É associada a sucesso, prosperidade.
Ligada ao romantismo e à delicadeza, costuma simbolizar o universo feminino. Simboliza ainda amor, inocência e bondade.
Muito relacionada à espiritualidade e ao misticismo. Pode transmitir sensação de melancolia, introspecção. Ou significar calma e autocontrole.